Apesar de já contar com a nova geração da Amarok, desenvolvida em parceria com a Ford Ranger, a Volkswagen promete há anos uma picape pensada para os Estados Unidos. A fabricante apresentou há alguns anos a picape conceito Tarok no Salão de SP em 2018 e no Salão de Nova York em 2019. Mas apesar de todo tempo que já passou, até hoje a marca não lançou uma picape inédita nos EUA, mas ainda há luz no final do túnel porque a VW não desistiu da ideia.
Quem antecipa que uma inédita picape da Volkswagen pode ser lançada nos EUA é Pablo Di Si, CEO da Volkswagen América do Norte, que conversou com jornalistas Salão de Chicago, que receberá o público entre os dias 11 e 20 de fevereiro. O executivo falou com o site Autoblog e forneceu detalhes sobre a picape em potencial, antecipando que "não seria uma combustão", ou seja, não será uma picape apenas com motor a combustão. "Deixe-me definir, eletrificado. Pode ser elétrico. Pode ser um plug-in. Não pode ser um motor de combustão. Isso é certo."
O executivo chegou a revelar que a decisão será tomada no segundo semestre e, caso seja dado o sinal verde para a sua produção, a nova caminhonete não estará dentro da Scout, nova marca do grupo Volkswagen que fará SUVs e picapes elétricas para o mercado norte-americano, que será lançada em 2026. Assim a picape inédita ficará dentro da marca Volkswagen mesmo. Vale dizer que o projeto ainda está em estágio inicial, pois a fabricante ainda nem escolheu a plataforma e nem decidiu seu tamanho.
Na prática, isso resume que a picape ainda está distante e, caso venha ser produzida mesmo, Pablo Di Si disse que a picape usaria uma plataforma já existente. A questão é que a Volkswagen não tem um chassi atual, já que a nova Amarok usa a base da Ranger. Isso pode significar que, ou a nova picape terá como base a plataforma da Amarok de primeira geração, ou sua construção será feito com base em carro de passeio (monobloco).
Por fim, o manda-chuva da VW foi específico ao dizer que a nova caminhonete teria que ser desenvolvida para o mercado dos Estados Unidos, talvez seguindo a linha de utilitários como o Atlas e o Taos. O tom geral da entrevista aponta na direção que os interessados nessa picape da VW vão esperar bastante ainda pela novidade, já que nenhuma decisão final foi tomada. Vale lembrar que Hein Scafer, vice-presidente sênior de marketing e estratégia de produtos, disse ao Autoblog que uma picape híbrida plug-in ou elétrica foi colocadA em segundo plano para priorizar o desenvolvimento de SUVs elétricos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
História automotiva: Jaguar XK120 e E-Type, os belos que também eram feras
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Primeiras impressões: nova Mitsubishi Triton cumpre proposta todo terreno?
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape